JEPs - Bom de Bola

Xadrez

03/07/2016

Campeões do xadrez rápido vão representar o Paraná nos Escolares da Juventude

Os dois selecionados para representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude são Thais Ferreira Monteiro Carvalho, do Colégio Tradição, de São José dos Pinhais, e Anderson Lemes da Silva, do Colégio Santa Terezinha, de Ponta Grossa. 

Eles se classificaram nas categorias feminino e masculino, na modalidade xadrez rápido. A disputa aconteceu durante o dia todo deste domingo (3), no Clube de Campo Água Azul, em Apucarana. Quanto a participação de Anderson, vale uma ressalva. Ele ficou com a medalha de prata, mas assegurou a vaga por que o medalhista de ouro, Gabriel Carisimo Alves, do C.E. Mariano Paganoto, de Foz do Iguaçu, tem apenas 11 anos, e não pode participar da competição nacional por força do regulamento do Comitê Olímpico Brasileiro.

Apesar de a modalidade disputada na fase nacional ser a convencional, os campeões foram selecionados da modalidade rápida da final dos Jogos Escolares do Paraná.

O coordenador da modalidade e Árbitro Internacional da FIDE, Amauri Redigolo, explica: “O xadrez relâmpago não é oficial, é uma confraternização, para os atletas se conhecerem. Já o convencional seria o ideal para selecionar os representantes, mas no Paraná essa modalidade é jogada em equipes, e não de forma individual”. Os atletas que competem na fase nacional devem competir individualmente. Por isso, a modalidade rápida, praticada individualmente, foi escolhida para selecionar os jogadores que vão representar o estado. 

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude acontecem entre os dias 20 e 29 de setembro, em João Pessoa. Lá, os jogadores vão enfrentar enxadristas de todos os estados brasileiros.

Relâmpago, rápido e convencional

O xadrez relâmpago é disputado em apenas cinco minutos no relógio analógico ou em três minutos mais dois (a cada jogada, o enxadrista ganha dois segundos) no relógio digital. Já o rápido acontece em até 40 minutos, e o convencional em até duas horas.

O coordenador da modalidade da macrorregional e Árbitro Internacional da FIDE, Amauri Redigolo aponta a principal dificuldade da modalidade relâmpago: “o jogador tem dois adversários: o oponente e o relógio. Ele pode perder por xeque-mate ou porque pensa demais”.

As três modalidades de xadrez estão acontecendo em dias diferentes na fase final: no primeiro, apenas relâmpago, no segundo, rápido e nos últimos três dias, apenas convencional. Amauri explica a importância em separar as modalidades: “o corpo precisa de tempo para se adaptar, até fisiologicamente”. Um jogador que se prepara mentalmente para completar o jogo em até cinco minutos encontra dificuldade em distribuir suas jogadas e seu pensamento estratégico em 40 minutos.

Resultados

Os campões do primeiro dia de competições, da categoria relâmpago, foram:

Masculino
1o - Gabriel Carisimo Alves, do C.E. Prof. Mariano Camilo Paganoto, de Foz do Iguaçu
2o - Clemerson Alexandre Krul, do Colégio Cepam, de Ponta Grossa
3o - Eric Juliani Kihara, do C. Paroquial N. Sra. Do Carmo, de Paranavaí
Feminino
1o - Thais Ferreira Monteiro Carvalho, do Colégio Tradição, de São José dos Pinhais
2o - Eduarda Ferreira de Godoy, do C. E. Campo Duque de Caxias, de Antônio Olinto
3o - Clara Machado Juliatto, do Colégio Tradição, de São José dos Pinhais

Para acompanhar os resultados da competição em tempo real, clique aqui para o convencional masculino e aqui para o convencional feminino.

Entre os dias 4 e 6 de julho acontecem as competições do xadrez convencional dessa fase final dos JEPs classe B (12 a 14 anos).

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo em parceria com os municípios.

Saiba mais e confira todas as imagens em: https://www.facebook.com/jogosescolares75anos/

COM/JEPS 2016

Juliana Blume

(43)9175-7705

jublume@hotmail.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.