JEPs - Bom de Bola

65º JEPs - 2018

19/05/2018

RIO AZUL: Grande festa na cerimônia de abertura

No ano em que completa 100 anos, Rio Azul comemora sediando a primeira Fase Regional da 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. Durante os dias 18 a 23 de maio, o município, localizado a 188 km da capital paranaense, receberá 1.150 alunos das cidades que compõem o Núcleo Regional de Irati, são elas: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rio Azul, Rebouças e Teixeira Soares. Prudentópolis, também do Núcleo, não participará desta fase, pois é uma das cidades-sedes da Macrorregional deste ano. Dessa forma, o município está automaticamente classificado para a próxima etapa da competição.

Além dos atletas, 44 árbitros estão confirmados no evento para supervisionar os participantes das sete modalidades (atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez). Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Albino Ianoski, no Colégio Estadual Dr. Chafic Cury, Colégio Estadual Dr. Afonso Alves Camargo, Escola Municipal Profª Vanda Hessel, na Associação Funcionários Públicos Municipais e no Salão de Eventos da Churrascaria Boni a partir das 8h00 da manhã deste sábado (19).

Apresentação de Taekwondo na cerimônia de abertura. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
Apresentação de Taekwondo na cerimônia de abertura. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)

Cerimônia

O evento oficial de abertura dos JEPs, realizado na noite desta sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes Albino Ianoski, teve o início marcado por um teatro referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Em seguida, as delegações se apresentaram ao público que compareceu em bom número. Fizeram o juramento do atleta e a tocha simbólica foi acesa marcando a abertura dos jogos.

Além dos alunos, professores e organizadores, autoridades locais estiveram presentes, entre eles, o prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, que se mostrou muito orgulhoso em sediar a competição. “Ficamos honrados. Os jogos escolares são uma referência nacional, já são 65 edições e sabemos o quanto isso eleva o ser humano. Fui atleta, dei treinamento, então eu sei o quão importante é o esporte e a cultura junto com a educação para a sociedade. Espero que os rio-azulenses, principalmente os jovens que estão participando dos jogos, guardem como uma memória boa e tenham muito aprendizado”, afirmou.

Delegações do Núcleo Regional de Irati. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
Delegações do Núcleo Regional de Irati. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)

Encerrando a cerimônia teve apresentação de dança e de artes marciais por grupos locais agitando a todos que compareceram no local. E para fechar a noite com chave de ouro, ainda teve tempo para a primeira partida da regional. Pelo futsal masculino B, a Escola Estadual Miguel Desanoski, Rio Azul, e Escola Estadual Nicolau Copernico, Mallet, se enfrentaram em jogo válido pela fase de grupos.

Com toda movimentação, o Diretor Regional de Esportes, Edson Pereira, acredita que outro benefício dos jogos na cidade-sede é a questão econômica. “Podemos dizer que a população nesta semana aumenta muito, o que é bom para os donos de restaurantes, hotelaria, mercados, lanchonetes e outros comércios. Além disso, Rio azul é uma cidade muito bela em termos de atrativos turísticos, como parques, cachoeiras e praças que as crianças vão poder conhecer também. Espero que as pessoas aproveitem esse momento”, disse.

Tocha na cerimônia de abertura.(Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)
Tocha na cerimônia de abertura. (Foto: Thaise Oliveira/SEET-PR)

O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, João Barbiero, também falou sobre a competição. “No ano passado foram cerca de 98% dos municípios representados por colégios competindo nos Jogos Escolares do Paraná. Este ano temos, mais uma vez, o orgulho de movimentar crianças e jovens a saírem de suas casas e do assédio do mundo da internet para despertar a vida, a saúde e o encontro de amigos que o esporte proporciona. É a maior competição escolar do país, o que deixa o nosso estado muito feliz por ter uma equipe tão comprometida e que se dedica para marcar novamente a história do esporte e da educação. Gostaria de agradecer à governadora Cida Borghetti pelo apreço e pela sensibilidade dedicada a este projeto, porque os JEPs, sem dúvidas, desperta a paixão pelo esporte em muitos jovens corações”, afirmou.


Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Rio Azul.

Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana


COM/JEPS
Thaise Oliveira
thaiseoliveira@live.com

 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.