JEPs - Bom de Bola

Especiais JEPs

28/06/2019

LOANDA: Uma noite cinematográfica na cidade

Filmes já são uma rotina para os moradores da cidade. Um dos pontos mais conhecidos do município é o Cine Teatro Guanabara (o local foi uma das primeiras construções de Loanda). Os Jogos Escolares do Paraná não passam em uma tela, mas também apresentam belas histórias e na quinta-feira (27.06) o público acompanhou as primeiras cenas do enredo que os atletas irão protagonizar na “Capital das torneiras”.

Foto: Espetáculo em Loanda. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Espetáculo em Loanda. Créditos: Luis Felipe Sanzovo 


Uma cerimônia de abertura, no Ginásio de Esportes João Margato, que mostrou o espetáculo cultural do Grupo Sou Arte e os encantos dos esportes. Um deles é o tradicional desfile das delegações que levou o público ao êxtase na noite de ontem. Desfilaram para a plateia os estudantes-atletas dos NREs de Cianorte, Loanda, Paranavaí e Umuarama.

Na sequência foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Loanda. As autoridades fizeram pronunciamentos que mostraram a relevância do esporte para o município e também na vida dos estudantes.

O prefeito de Loanda, João Nicolau dos Santos (Sargento Santos), conversou sobre esse aspecto e também da preparação do município para realizar a macrorregional dos JEPS. “Loanda é uma cidade polo do Noroeste Paranaense e trazer um evento desse é muito importante para nós e também para os municípios vizinhos. Pois, os jogos incentivam os jovens dessas cidades a praticarem esportes. Fizemos uma preparação de mais de quatro meses. Nela, nós desenvolvemos um trabalho com as nossas equipes para receber os atletas da melhor forma possível”, conta.

Foto: Delegações dos atletas. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Delegações dos atletas. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


O ápice da noite veio com acendimento da pira olímpica. Ato que contou com cinco professores da cidade e um atleta. São eles:

Os docentes: Luiz Guerrer (professor de basquete), Carlos Jorqueira (professor de handebol), Luiz Leão (professor de futsal), José Valderley Milani (professor de vôlei) e a Elisabeth Aparecida dos Santos (professora de atletismo).

Esportista: Cicero Aparecido de Lima, maratonista, vencedor de mais de cem competições e também presidente da Associação dos corredores de Loanda.

Pessoas que ajudaram a construir a história esportiva do município e que representaram algumas das modalidades que serão disputadas na competição pelos atletas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O último momento onde as faixas etárias estão reunidas. Pois, serão realizadas duas finais. A primeira, no período de 12 a 20 de julho, em Apucarana que contará com os primeiros e segundos colocados de 12 a 14 anos.

E nos dias 2 a 10 de agosto, em Foz do Iguaçu, a final com os atletas da categoria de 15 a 17 anos.

Foto: acendimento coletivo. Créditos: Luis Felipe Sanzovo

Foto: acendimento coletivo. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


As seguintes modalidades serão disputadas na macrorregional dos Jogos Escolares de Loanda: atletismo, atletismo ACD, basquete, futsal, futsal ACD, handebol, voleibol, voleibol de praia, tênis de mesa e xadrez 

Jogos que contam com aproximadamente 1900 pessoas envolvidas e irão do dia 26 até o dia 30 de junho.

A programação dos jogos está aqui

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Loanda.

 

Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana

 

COM/JEPS
Luis Felipe Sanzovo
feipesanzovo@hotmail.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.