JEPs - Bom de Bola

Especiais JEPs

13/07/2019

Oito modalidades abriram as disputas e já tem atletas com vaga garantida em Blumenau

Após a abertura, realizada na sexta-feira (12), no Complexo Esportivo do Lagoão, a festa de confraternização deu lugar ao espírito de competitividade na 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) para atletas de 12 a 14 anos. No sábado (13) oito modalidades – atletismo, judô, ciclismo, xadrez, tênis de mesa, natação, vôlei de praia e ginástica rítmica – tiveram o início das disputas.

 

Durante a manhã, a coordenadora geral dos JEPS, Márcia Tomadon, e o diretor presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte no Estado do Paraná, Hélio Wirbinski, visitaram alguns locais de competição e conversaram com atletas e dirigentes. “É importante este contato para avaliarmos e entendermos quais as necessidades dos competidores. Eles são os mais interessados em termos eventos que atendam a demanda dos nossos estudantes”, comentou Wirbinski.

a 

Hélio e Márcia conversaram com dirigentes durante a manhã (Foto: Ricardo Morante/Esporte Paraná)


Durante os confrontos do judô foi possível constatar a entrega dos atletas e a emoção durante as disputas. “Ver um jovem estudante que chora ao perder uma luta demonstra o quão comprometidos eles estão e importância do momento para estes atletas”, disse Márcia reforçando que o esporte para eles vai além de simplesmente competir. “São essas emoções que contribuirão para a formação pessoal destes adolescentes”, disse.

 

Campeões do xadrez

 

Uma das modalidades iniciadas neste sábado (13), o xadrez, já apontou os campeões do Relâmpago. No feminino, Helen Ramazzote Monteiro, do CE Emílio de Menezes, de Arapongas, ficou com o ouro, seguida por Isis Carvalho, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, e de Ana Júlia de Oliveira, do CE Hermínia Lupion, de Ribeirão do Pinhal. A entrega das medalhas aconteceu no Centro de Convivência dos atletas, junto ao refeitório central dos JEPS.

a 

Arlindo Carvalho de Lara Júnior (centro) vai representar o Paraná em Blumenau (Foto: Ricardo Morante/Esporte Paraná)


No masculino, o terceiro lugar ficou com Luiz Matheus da Silva, da Escola Educativa Teens, de Londrina, o segundo lugar com Gabriel Alves, do CE Mariano Camilo Paganoto, de Foz do Iguaçu, e no alto do pódio subiu Arlindo Carvalho de Lara Júnior, do CE Anibal Khury, de Iretama. “Foi emocionante vencer aqui e ainda mais saber que poderei representar minha cidade e meu estado na etapa nacional. Estou muito feliz”, disse o atleta que conquistou a regional em Roncador e a macrorregional em Astorga garantindo a presença em Apucarana. 

 

Beleza e movimento

 

Neste sábado (13) também iniciaram as disputas da ginástica rítmica (GR). O esporte dá um show de leveza e técnica e as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças. As apresentações acontecem no Ginásio de Esportes do Colégio Nossa Senhora da Glória e as finais acontecem no domingo (14). A modalidade também já teve suas primeiras medalhas. 

 

Tênis de mesa ACD

 

Quem já definiu os campeões neste sábado (13) foi o tênis de mesa para atletas com deficiência (ACD). Durante as disputas, um atleta chamou a atenção. Ryann Adriano Alves Arcanjo de Souza, do CE Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá tem nanismo, doença que se caracteriza por uma deficiência no crescimento. Jogando na Categoria ACD-DF, ele debutou nos Jogos Escolares e conseguiu levar a medalha de bronze para o litoral paranaense.

a 

Ryann, à direita, garantiu o bronze (Foto: Ricardo Morante/Esporte Paraná)


Ryann descobriu o tênis de mesa durante as aulas de Educação Física e pratica o esporte há dois anos. “O esporte é uma ferramenta de inclusão. Cada um tem sua característica física, mas aqui se enfrentam como iguais”, disse o professor do atleta Marçal Lombardi. Para acessar os demais resultados clique aqui.

 

Nacional em terras catarinenses

 

Os campeões estaduais representarão o Paraná em Blumenau, Santa Catarina. Esta será a primeira vez que a cidade receberá os Jogos Escolares da Juventude Brasileira e a expectativa é mobilizar cerca de 10 mil pessoas, entre atletas e dirigentes. A competição é realizada anualmente e ocorrerá de 16 a 30 de novembro.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Apucarana.

 

Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana

 

COM/JEPS

Ricardo Morante

(45) 99935-9023

ricardomorante@hotmail.com.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.