JEPs - Bom de Bola

Bom de Bola

10/09/2019

GUARACI: Meninos do Colégio Ética conquistam o título na categoria de 12 a 14 anos e os estudantes do C.E Marcelino Champagnat faturam o ouro na categoria de 15 a 17 anos

Emoção, tensão e os últimos campeões da competição. Um último dia (domingo - 08.09) “eletrizante” fechou com chave de ouro o, histórico, Bom de Bola de Guaraci.


Categoria de 12 a 14 anos

Quatro equipes ainda disputavam a medalha de ouro, no último dia. Realidade que mudou com as primeiras partidas: os confrontos das semifinais.

Na primeira, o Colégio Ética (Londrina) jogou contra o C.E José Pires (Centenário do Sul) e venceu por 4 a 0. Na segunda, o C.E Professora Eudice R Oliveira (Florestópolis) enfrentou o C.E Malvino de Oliveira (Porecatu) e triunfou por 2 a 0.

Com isso, os finalistas foram definidos: Londrina e Florestópolis.

Mas, antes da grande final, Centenário do Sul duelou pela medalha de bronze contra Porecatu. No primeiro tempo, as duas equipes fizeram um jogo bem equilibrado e o placar terminou zerado.

Na segunda etapa, os times voltaram com “fome de gols”. Centenário do Sul marcou o primeiro, Porecatu empatou o duelo e, nos últimos minutos, o time centenariense fez o segundo tento e garantiu a medalha bronzeada. Gustavo Aparecido, camisa 84, foi o autor dos dois gols.

Final: Centenário do Sul 2 x 1 Porecatu.

Foto: Equipe de Centenário do Sul. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Equipe de Centenário do Sul. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Na final da categoria, o Colégio Ética (Londrina) e o C.E Professora Eudice R Oliveira “presentearam” o público com uma bela e emocionante partida. Na primeira etapa, as equipes criaram chances, mas a bola não entrou. Placar zerado e nada definido.

No segundo tempo, mais equilíbrio. Os times buscavam o jogo, mas as defesas estavam muito bem e “não deixavam passar nada”. Os jovens arqueiros estavam inspirados e contribuíram para a manutenção do empate sem gols. Tudo caminhava para uma decisão nas penalidades.

Mas, no último minuto do jogo, um pênalti determinou o campeão da categoria. O esquadrão de Florestópolis cometeu a falta que gerou a penalidade e Wendel Raimundo, camisa 4 de Londrina, fez a cobrança dela e marcou o tento do título.

Final: Londrina 1 x 0 Florestópolis.

O time venceu os cinco jogos que disputou, marcou 14 gols e não sofreu nenhum.

Valderi Felix (Birigui), treinador do time, conversou sobre o projeto desenvolvido e das expectativas para a fase macrorregional. “Nossa preparação vem desde o começo do ano. O Colégio Ética faz um trabalho intenso visando os Jogos Escolares e o resultado de hoje é fruto dele. A equipe já conquistou o ouro na fase final do Bom de Bola (2016). O objetivo é chegar, novamente, na fase final”, conta.

Foto: Equipe de Londrina. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Equipe de Londrina. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Categoria de 15 a 17 anos

Da mesma forma que na outra categoria, quatro times tinham chances de conquistar o título. Isso até a realização das semifinais. Na primeira, o C.E Marcelino Champagnat (Londrina) venceu o C.E 14 de Dezembro (Alvorada do Sul) por 5 a 0.

Na segunda, o C.E Olavo Bilac (Ibiporã) triunfou contra o C.E Benedito Rokag (Tamarana) por 1 a 0.

Jogos que estabeleceram os finalistas: Londrina e Ibiporã.

Na disputa pelo bronze, um jogo de sete gols, Alvorada do Sul duelou contra Tamarana pela medalha bronzeada. No primeiro tempo, Tamara terminou na frente e venceu por 2 a 1. Na segunda etapa, Alvorada do Sul reagiu, marcou dois gols e virou a partida. Mas, Tamarana fez o terceiro tento e empatou o jogo. No último minuto, Lucas Cardoso (camisa 10 de Alvorada do Sul) fez o gol que deu números finais à partida e garantiu o terceiro lugar.

Final: Alvorada do Sul 4 a 3 Tamarana.

Foto: Equipe de Alvorada do Sul. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Equipe de Alvorada do Sul. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Na última partida da competição, o esperado duelo entre o C.E Marcelino Champagnat e o C.E Olavo Bilac. No primeiro tempo, o time de Londrina teve um bom desempenho e venceu por 2 a 0.

Na segunda etapa, os meninos continuaram criando chances e marcaram o terceiro gol. Gabriel Rodrigo, camisa 11, fez o tento. Gol que fechou o placar e garantiu o ouro para a equipe londrinense.

Final: Londrina 3 a 0 Ibiporã.

Resultado que fechou a campanha do esquadrão que venceu os seis jogos que fez, marcou 14 gols e não sofreu nenhum.

Anderson Fonseca, treinador do time, conversou sobre a preparação realizada e do que espera para o futuro da equipe. “Ela foi bem curta. Conquistamos o título da fase municipal e tivemos quinze dias até o começo da regional. A molecada foi valente e superou as dificuldades. A expectativa é a melhor possível. Vamos buscar a classificação entre os dois melhores na macrorregional e garantir uma vaga à fase final”, conta.

Foto: Equipe de Londrina. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Equipe de Londrina. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Todos os resultados da competição estão - aqui


Estão encerrados os Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola, em Guaraci. Os campeões irão disputar a fase macrorregional. Etapa que acontecerá, novamente, em Guaraci, no período de 3 a 6 de outubro.


O Bom de Bola é organizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Polos Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e do Instituto Bom de Bola.

 


Acompanhe a fanpage dos JEPS: https://www.facebook.com/jogosescolaresdoparana/

 

 

COM/JEPS
Luis Felipe Sanzovo
feipesanzovo@hotmail.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.