JEPs - Bom de Bola

Bom de Bola

08/10/2019

Jogue como uma garota: Colégio Estadual do Paraná faz melhor campanha na Lapa e de todas as equipes da categoria feminino 15 a 17 anos na macro

O time feminino do Colégio Estadual do Paraná, categoria 15 a 17 anos, garantiu a classificação para a fase final dos Jogos Escolares do Paraná, Bom de Bola, após ótima campanha na macrorregional realizada na cidade da Lapa. Com 100% de aproveitamento, a equipe venceu os quatro confrontos sem levar nem um gol terminando em primeiro lugar do grupo.

Time feminino, categoria 15 a 17 anos, do Colégio Estadual do Paraná (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Time feminino, categoria 15 a 17 anos, do Colégio Estadual do Paraná (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Comparando com os 13 times classificados (mesma categoria) nas oito cidades-sedes (Lapa, Paulo Frontin, Pranchita, Nova Santa Rosa, Astorga, Tuneiras do Oeste, Guaraci e Nova Santa Bárbara), o time lidera tranquilamente pelo saldo de gols. Com 16 marcados e nem um sofrido, a vantagem para o segundo colocado, Colégio Arnaldo Busato, de Verê, é de nove gols. Para o terceiro, Colégio Estadual Senador Atílio Fontana, de Toledo, oito. Ambos foram consistentes na zaga e não deixaram o adversário balançar a rede.

“Nossa escola é um pedaço da nossa casa. Lá temos oportunidades por meio do futsal e agora do futebol. É muito importante para cada uma de nós vestir essa camisa. Não temos como agradecer”, disse a capitã Maria Eduarda da Silva.

Maria Eduarda, capitã da equipe (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Maria Eduarda, capitã da equipe (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Pensando na próxima etapa, Maria acredita que “a fase final será tao difícil quanto foi o futsal. Na final dos Jogos Escolares, em Foz do Iguaçu, ficamos em quarto lugar. Espero que eu e a minha equipe consiga fazer dessa oportunidade mais uma semana especial. É mais uma chance que temos de disputar com os melhores do estado e sair da competição sempre melhor que entramos”, finalizou.

Segundo a professora Daniely Quadros, a campanha excelente é resultado de um time bastante equilibrado em todos os setores, já que as meninas treinam futsal, modalidade que exige marcação de todas as participantes. “A nossa marcação iniciava sempre pelas atacantes que participam do jogo mesmo sem bola ajudando na defesa. A força de nossa defesa está no coletivo e também no preparo físico das atletas”, disse.

Confronto da macrorregional realizada na cidade da Lapa (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Confronto na macrorregional realizada na cidade da Lapa (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

 

Sem muito tempo para folgar, e até mesmo treinar campo, nos dias 11 e 12 de outubro o time irá para Toledo disputar a Taça Paraná sub-17 buscando estar entre os quatro melhores do estado. Em seguida, do dia 14 até o dia 23 participam do campeonato organizado pela Prefeitura de Curitiba sub-15 de futsal. “Até gostaríamos muito de intensificar nossos treinos no campo para a fase final, já que a equipe trabalha quatro vezes na semana no futsal e apenas uma vez no campo. Mas, devido ao calendário do futsal, não poderemos alterar essa programação. Teremos que acreditar no coletivo e na rapidez que as meninas demonstraram para adaptar a forma de jogar no salão com o campo”, disse a técnica.

Professora Daniely Quadros orientando a equipe (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Professora Daniely Quadros orientando a equipe (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Com um trabalho diferenciado, a equipe chega à fase final com tudo devido a muita dedicação, união e parceira de todo o elenco. “Dessa vez a diretora de esportes, professora Claudia, nos confiou a modalidade juntando o futsal e o  futebol em um só grupo desde o começo do ano, isso foi o diferencial. Estamos juntas há bastante tempo, então nos conhecemos, sabemos nossos pontos fortes e fracos. Temos cumplicidade para fazer as cobranças da forma correta, respeitamos o momento de cada uma e, principalmente, elas são uma equipe amiga. Fazem do grupo uma segunda família e isso acaba refletindo de forma muito positiva dentro de campo”.

Orgulhosa por classificar os dois times femininos, a categoria 12 a 14 anos também está na final, Daniely respira aliviada com a sensação de dever cumprido e pronta para novos desafios. “Sair de casa com 36 meninas para jogar futebol representando um dos maiores colégios estaduais do nosso país e ainda a capital de nosso estado, com certeza nos mostra que estamos no caminho certo, que vale muito a pena investir no esporte de formação. Temos certeza que dali sairão pessoas incríveis, muito mais preparadas para enfrentar a vida atual. O esporte com certeza fará diferença na vida dessas meninas”, finalizou Dani.

 Time feminino, categoria 12 a 14 anos, também garantiu vaga na fase final (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

Time feminino, categoria 12 a 14 anos, também garantiu vaga na fase final (Foto: Thaise Oliveira/JEPS)

 

O Bom de Bola é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade da Lapa.

 

COM/Bom de Bola
Thaise Oliveira
thaiseoliveira@live.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.