JEPs - Bom de Bola

Bom de Bola

08/10/2019

GUARACI: Meninos do Colégio Ética faturam o título na categoria de 12 a 14 anos e os estudantes do C.E Marcelino Champagnat são campeões na de 15 a 17 anos

Três partidas estabeleceram os campeões da macrorregional do Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola de Guaraci. Uma goleada, um empate e uma vitória apertada. O naipe masculino teve um desfecho intenso e emocionante.

Campeões

Categoria de 12 a 14 anos

Sem dúvidas a categoria mais equilibrada da competição. As quatro equipes do grupo tinham chances de conquistar a vaga para a final do Bom de Bola, no último dia (domingo – 06.10). A última rodada determinou os classificados.

O duelo entre o Colégio Ética (Londrina) e o C.E São José (Apucarana) estabeleceu o campeão dela. Nele, os times promoveram uma partida de muito equilíbrio. Os esquadrões criaram oportunidades, mas a bola não entrava e as defesas estavam em um dia inspirado.

No fim, o placar terminou zerado. Um empate “doce” para Londrina. O resultado garantiu a primeira colocação para o time e a sonhada vaga à fase final do Bom de Bola.

Resultado que “fechou” a campanha do grupo que disputou três jogos, venceu um, empatou dois, marcou quatro gols e sofreu dois tentos.

Valderi Felix (Birigui), treinador do time, conversou sobre a preparação para a macrorregional, sobre como a equipe lidou com tantas partidas equilibradas e do que espera para a fase final do Bom de Bola. “O trabalho foi intenso. O plantel está se preparando desde o começo do ano. Passamos pela fase municipal e pela regional, aqui em Guaraci. Os meninos chegaram bem focados e apesar dos desfalques, nós conseguimos o objetivo que era passar para a próxima etapa da competição. Temos uma equipe bem experiente. Eles estão acostumados com a pressão fora e dentro de campo. Conversamos sobre essa questão e eles absorveram bem o que foi passado. A expectativa é fazer uma boa fase final e buscar o título, em Campo Mourão”, relata.

Foto: Equipe do Colégio Ética. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Equipe do Colégio Ética. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Categoria de 15 a 17 anos

O confronto entre o C.E Marcelino Champagnat (Londrina) e o C.E José de Anchieta (Borrazópolis) definiu o campeão da categoria.

Na primeira etapa, os estudantes londrinenses fizeram uma boa partida e venceram por 2 a 0. Na segunda, o time continuou criando chances e balançou a rede mais duas vezes.

Guilherme Pinheiro (camisa 8) foi o destaque do jogo com dois gols. Luis Fernando (camisa 18) marcou um tento e outro gol foi marcado por Gustavo da Silva (camisa 9).

Final: C.E Marcelino Champagnat (Londrina) 4 x 0 C.E José de Anchieta.

Triunfo que garantiu a primeira colocação do grupo e um lugar na fase final do Bom de Bola.

Na macrorregional, a equipe jogou três partidas, venceu duas, empatou uma, marcou 6 gols e não teve a defesa vazada.

Anderson Fonseca, treinador do time, relatou sobre o trabalho desenvolvido e da expectativa para a fase final. “Nós viemos de uma constante. Participamos da etapa municipal e da regional. Tivemos alguns desfalques e trabalhamos para recuperar a equipe. Os meninos treinaram direitinho e estão prontos para a próxima etapa da competição. A fase final é muito difícil, eu já fui em uma, iremos pegar times bem preparados e vamos treinar bastante para fazer um bom trabalho lá”, conta.

Foto: Time do C.E Marcelino Champagnat. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Time do C.E Marcelino Champagnat. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Um dia inesquecível para Reserva

O futebol é uma “caixinha de surpresas” e não segue nenhuma lógica. O último dia da macrorregional de Guaraci mostrou isso às equipes de Reserva.

Na categoria de 12 a 14 anos, o C.E Manoel Antônio Gomes (Reserva) jogou contra o time do C.E José Siqueira Rosas (Rosário do Ivaí). Um detalhe: os meninos reservenses chegaram no último dia da competição na quarta colocação do grupo e equipe de Rosário do Ivaí na segunda.

Mas, o equilíbrio da categoria era tão grande (devido ao grande número de empates) que uma vitória poderia mudar todo o cenário.

Na etapa inicial, os meninos de Reserva começaram o jogo de maneira intensa. Aos 6 minutos, Samuel de Marins (camisa 10) abriu o placar e deixou a equipe próxima da sonhada vaga. Na etapa final, os times “voltaram com tudo”. Rosário do Ivaí precisava de um triunfo e Reserva tinha que se defender ou ampliar o placar. Os times criaram boas chances, mas a rede não balançou mais.

Final: C.E Manoel Antônio Gomes 1 x 0 C.E José Siqueira Rosas.

Vitória que garantiu o almejado lugar na fase final do Bom de Bola. A equipe foi da quarta colocação para a segunda.

Classificados para a fase final do Bom de Bola – categoria 12 a 14 anos: Colégio Ética (Londrina) e C.E Manoel Antônio Gomes (Reserva).

Foto: Time da categoria de 15 a 17 anos na torcida pela equipe mais nova de Reserva. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Time da categoria de 15 a 17 anos na torcida pela equipe mais nova de Reserva. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Mas, o domingo “deu” um outro presente para a cidade. Os meninos da categoria de 15 a 17 anos do C.E Manoel Antônio Gomes (Reserva) estavam acompanhando a partida da equipe mais nova. O grupo se despediu da competição no sábado (05.10) e terminou a macrorregional na terceira colocação, até então.

Mas, com a desclassificação da equipe de Guaraci, os estudantes foram para a segunda colocação do grupo. Dessa forma, Reserva conseguiu classificar os dois esquadrões masculinos à fase final do Bom de Bola. O resultado: as duas equipes reservenses promoveram uma bonita festa e tiveram um dia inesquecível.

Classificados para a fase final do Bom de Bola – categoria 12 a 14 anos: C.E Marcelino Champagnat (Londrina) e C.E Manoel Antônio Gomes (Reserva).

Foto: Festa dos times de Reserva. Créditos: Luis Felipe Sanzovo
Foto: Festa dos times de Reserva. Créditos: Luis Felipe Sanzovo


Todos os resultados do naipe estão aqui.


Está encerrada a fase macrorregional do Bom de Bola de Guaraci. Todos os classificados irão disputar a fase final dos Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola. Etapa que acontecerá no período de 25 a 30 de outubro, em Campo Mourão.


O Bom de Bola é organizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Polos Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras Municipais e do Instituto Bom de Bola.

 

Acompanhe a fanpage dos JEPS: https://www.facebook.com/jogosescolaresdoparana/

 

 

COM/JEPS
Luis Felipe Sanzovo
feipesanzovo@hotmail.com
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.