JEPs - Bom de Bola

Notícia Destaque

20/11/2019

Paraná participa das Paralimpíadas Escolares 2019 com 50 atletas

Entre os dias 19 e 22 de novembro acontecem as Paralimpíadas Escolares 2019. E a delegação paranaense, composta por 50 atletas e 33 dirigentes e staffs, está em São Paulo para participar do maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. A cerimônia de abertura da competição aconteceu na noite desta terça-feira (19).

Alunos atletas, de 12 a 17 anos, de diversas cidades estão representando o Paraná na 13ª edição das Paralimípiadas Escolares nas modalidades atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, judô, natação e tênis de mesa. As provas iniciam na manhã desta quarta-feira (20), no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro.

abertura PE

 Delegação Paranaense participa de seis modalidades nesta edição das Paralimpíadas. (Foto: Fernanda Hraber/Esporte Paraná)


A chefe da delegação, professora Margarete Ottobeli Gasperin, explica que o Paraná busca melhorar seus resultados a cada ano. “A nossa expectativa é de que tenhamos uma boa competição com o objetivo de levarmos várias medalhas para o Paraná, buscando melhorar a pontuação do estado nesta competição. Nem sempre conseguimos aquilo que esperamos, mas o respeito e a ajuda mútua da delegação fazem, com certeza, que cresçamos em cada edição das Paralimpíadas”, concluiu. Para ela, a alegria das crianças e adolescentes é o maior legado da competição.

Um dos alunos atletas que está representando o Paraná é Norton Rodrigues, de 17 anos, que está ansioso para suas partidas. “Eu jogo basquete em cadeira de rodas há um ano e a minha expectativa aqui é muito grande e emocionante de representar o meu estado, e eu quero fazer isso com todo o meu foco e minha responsabilidade. Espero que tudo dê certo, pois estou muito animado”, comemora Rodrigues, que participa da competição nacional pela primeira vez.

abertura PE

 Norton Rodrigues, atleta de basquete em cadeira de rodas, participa pela primeira vez da competição. (Foto: Fernanda Hraber/Esporte Paraná)


Ele e os demais atletas estão nas Paralimípiadas por meio dos resultados de desempenho obtidos nas fases municipais, regionais, macrorregionais e finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) deste ano.

Resultado do Paraná em 2018

No ano passado, a delegação paranaense contou com 43 participantes que participaram de 11 modalidades. Foram conquistadas 41 medalhas nas Paralimpíadas Escolares de 2018, sendo 18 medalhas de ouro, 17 de prata e seis de bronze, deixando o Paraná na nona posição no quadro geral da competição.

Paralimpíadas Escolares

O evento paradesportivo é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tem o patrocínio das Loterias Caixa. Nesta edição, são mais de 1.200 alunos inscritos nas 12 modalidades que estão sendo disputadas com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal. Desde o seu início, mais de 10 mil atletas passaram por esta competição que relevou medalhistas do esporte paralímpico brasileiro.

As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

COM/Esporte Paraná

Fernanda Hraber

fernanda.hraber@hotmail.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.