JEPs - Bom de Bola

Notícia Destaque

20/11/2019

Nas Paralimpíadas, Paraná conquista medalhas no atletismo, judô e natação

Na quarta-feira (22) iniciaram as competições nas Paralimpíadas Escolares 2019, que estão sendo realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. E os atletas paranaenses brilharam em suas estreias no atletismo, judô e natação – modalidades que já trouxeram medalhas ao Paraná no primeiro dia de provas.

O atletismo é a modalidade que tem o maior número de atletas da delegação paranaense na competição. As provas foram realizadas no período da manhã e o estado ganhou medalhas de ouro, prata e bronze. Um dos destaques foi a aluna atleta de Irati, Eduarda Gonçalves da Silva, de 14 anos, que já está em sua terceira participação nas Paralimpíadas.

Eduarda se tornou bicampeã nacional na categoria F35 sub 16 no arremesso do peso. “Estou muito feliz. Treino nas segundas, quartas e sextas-feiras, e hoje conquistei a marca de 4,75 metros nesta categoria”, comemora a atleta. Na quinta (21), ela participa de mais provas e está na expectativa de conseguir bons resultados para colaborar com a pontuação do Paraná.

PE primeiro dia

 Eduarda Gonçalves da Silva se tornou bicampeã no arremesso do peso./ Foto: Fernanda Hraber 


A aluna atleta coleciona títulos nesta competição nacional, pois já foi campeã e vice-campeã na corrida e no lançamento de pelota, e primeiro lugar no lançamento de dardo em outras edições nas Paralimpíadas Escolares.

Além de Eduarda, o único representante do Paraná na modalidade judô, Gustavo Alberto Ohse Hanke, de Marechal Cândido Rondon, também se tornou bicampeão. “Esta é a segunda vez que participo da competição. Treino três vezes por semana com 1h30 em cada treino e participo de outros campeonatos, como o Grand Prix da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) que estarei na próxima semana, e competições regionais, quando posso”, contou o vencedor que receberá sua medalha na sexta-feira (22), último dia de competições.

Com o auxílio de seu treinador, o professor Jean Carlo Arndt, Gustavo de 15 anos é absoluto na categoria B até 90 kg. Ele também é bicampeão da Copa Antônio Tenório de judô Paralímpico, categoria iniciante 2018 e 2019.

PE primeiro dia

 Pela segunda vez na competição, Gustavo Hanke também conquistou o bicampeonato no judô./ Foto: Fernanda Hraber 


Assim como nas outras modalidades, o Paraná também foi bem representado na natação. Entre os medalhistas deste primeiro dia está Kauê Henrique da Silva Correia, 14 anos, de Campo Mourão. “É a primeira vez que estou nas Paralimpíadas e conquistei a medalha de ouro na primeira prova que fiz, que é a dos 50 metros costas. Estou sentindo muita alegria com este resultado conquistado”. Kauê ainda fará as provas dos 50 metros borboleta e 50 metros livres, e está na esperança de levar mais medalhas.

PE primeiro dia

 Estreante, Kauê Henrique da Silva Correia já garantiu sua medalha de ouro nos 50 metros costas./ Foto: Fernanda Hraber 


Além do atletismo, judô e natação, atletas paranaenses do tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas (3x3) e bocha também começaram a competir na quarta (20). Todas as modalidades serão realizadas novamente nesta quinta-feira (21).

No quadro de medalhas disponibilizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, às 16h40, o Paraná está em 11º lugar com sete ouros, oito pratas e dois bronzes, totalizando 17 medalhas conquistadas. Mais informações e resultados podem ser acompanhados por meio app das Paralimpíadas Escolares.

As Paralimpíadas Escolares têm patrocínio das Loterias Caixa e contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

COM/Esporte Paraná

Fernanda Hraber

fernanda.hraber@hotmail.com


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.