JEPs - Bom de Bola

Notícia Destaque

27/11/2019

Atletismo paranaense conquista 17 medalhas em Blumenau

O atletismo paranaense encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau, Santa Catarina, na primeira colocação geral. Com 9 ouros, 4 pratas e 4 bronzes, a equipe composta de 40 atletas ficou a frente de estados com tradição na modalidade como Santa Catarina, segunda colocada, e São Paulo, terceiro. As provas aconteceram na cidade de Timbó, distante 40 quilômetros da cidade sede dos Jogos.

 

O destaque ficou por conta dos atletas Erica Cavalheiro, da Escola Betta, e Pedro Tombolin de Souza, do CE Monteiro Lobato, ambos com três ouros. Erica levou a melhor nos 200 e 400 metros e também no revezamento 4x400 misto, prova que dividiu a pista com Tombolin, que além desta medalha levou também os 400 e 800 metros. “É meu último ano de Jogos Escolares e estou muito feliz em representar tão bem o Paraná”, disse a atleta.

 

Para Tombolin, outro tricampeão em Blumenau, as conquistas representam a coroação de sua carreira como atleta escolar. “É um orgulho para mim. Batalhei demais para chegar neste resultado e encerrei minha participação com chave de ouro”, disse lembrando que no ano que vem disputa o mundial de sua categoria no Quênia. “Uma semana de descanso e voltar aos treinos de forma bastante intensa”, concluiu.

 

Além das medalhas de Erica e Tombolin, o Paraná ainda garantiu os ouros com Gabriela Tardivo, do CE Dom Pedro II, de Campo Largo, nos 3000 metros e Matheus Barros, do CE Enira Ribeiro, de Paranavaí, no salto em distância com a marca de 7,03 metros. Quem também faturou um ouro foi Helena Mess Valério nos 1000 metros. Numa prova que empolgou a arquibancada, a capixaba Lais Gasparini e Silva, da Escola São Domingos, de Vitória, liderou boa parte da prova, sempre a frente do pelotão.

 

Numa arrancada, Helena ultrapassou a adversária faltando poucos metros para a linha de chegada e levantou a torcida presente no Complexo Esportivo de Timbó-SC. Nos 100 metros com barreira outra boa surpresa para os paranaenses. Paulo Henrique da Silva, da Escola Estadual Princesa Izabel, de Cianorte, venceu e fez a dobrabinha com Felipe Oliveira, do Colégio Fundaçao Bradesco, de Paranavaí, garantindo o ouro e a prata.

 

A equipe foi comandada pelos técnicos Aguinaldo Souza Santos e Leandro Lopes, de Paranavaí, e Tamires de Souza de Cianorte. Leandro afirmou que o Paraná é considerado um dos melhores formadores de atletas para o atletismo nacional. “Nesses últimos anos o nosso estado se consolidou com uma referência na modalidade e muitos atletas do Paraná representam o Brasil em competições internacionais”. O técnico ainda acrescentou que os Jogos Escolares do Paraná, principalmente as fases regionais e macrorregionais, motivam e estimulam a prática da modalidade.

 

Medalhistas em Blumenau

Ouro

Revezamento 4x400 misto

Erica Cavalheiro – 200 metros/400 metros

Pedro Tombolin de Souza – 400 metros/800 metros

Gabriela Tardivo – 3000 metros

Helena Mess Valério – 1000 metros

Paulo Henrique Silva – 100 metros com barreira

Matheus Barros – salto em distância

Prata

Felipe Oliveira – 100 metros com barreira

Stefany Navarro – lançamento de disco

Bruno Silva – salto em altura

Gustavo Henrique Grisostomo – 1000 metros

Bronze

Maria Clara Rezende/Maria Eduarda Almeida/Nataly Oliveira Passos/Fernanda Silva – revezamento 4x75

Emilly Souza – pentatlo

Bruno Silva – salto em distância

Isabel Camargo Leite – lançamento de disco

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina/Fesporte. Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte.

 

COM/Esporte Paraná

Ricardo Morante

ricardomorante@hotmail.com.br

(45) 99935-9023

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.