JEPs - Bom de Bola

Palotina

25/04/2013

Abertura dos JEPs acontece amanhã em Santa Helena

Santa Helena sediará mais uma vez a fase regional de um dos maiores eventos esportivos estudantis da América Latina: os Jogos Escolares do Paraná (JEPs), divisão A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), que neste ano chega à sextuagésima edição. A cerimônia de abertura acontece amanhã (26), às 19h15, no Ginásio Municipal de Esportes. Na ocasião, haverá desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica, que permanecerá acesa até o final da competição, na próxima semana. O ponto alto da solenidade será a apresentação da Orquestra Municipal de Acordeão.

Logo após entram em quadra os santa-helenenses da equipe Colônia/Mercado Aliança/Oficina do Relógio e Ótica x Jaclani Esportes/Colônia/Gambá Armações, em partida válida pela 7ª rodada do 37º Troféu Difusora/Copagril de Futsal. As disputas dos JEPs nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei e tênis de mesa começam sábado (27) pela manhã, nas diversas praças esportivas do município. Apenas as provas do atletismo serão realizadas em Pato Bragado.

A primeira etapa regional será promovida simultaneamente ainda em 13 Núcleos Regionais de Educação (NRE), sendo nas cidades de Vera Cruz do Oeste (NRE Cascavel), Cianorte (NRE Cianorte), Cornélio Procópio (NRE Cornélio Procópio), Capanema (NRE Francisco Beltrão), Ubiratã (Goioerê), Rebouças (NRE Irati), Ivaiporã (NRE Ivaiporã), Ribeirão do Pinhal (NRE Jacarezinho), Querência do Norte (NRE Loanda), Marialva (NRE Maringá), Castro (NRE Ponta Grossa), Santa Helena (NRE Toledo), Sengés (NRE Wenceslau Braz) e Cambé (NRE de Londrina).

Participação

Até a próxima quinta-feira (02), a cidade santa-helenense deverá receber cerca de 1,6 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e professores dos 16 municípios que compõem o NRE de Toledo. As delegações ficarão alojadas em oito instituições de ensino do município, que no período não terão aulas; o refeitório será instalado no pavilhão do Balneário Terra das Águas. Os alunos que não participam dos JEPs vão frequentar as atividades paralelas desenvolvidas pelas escolas por meio do programa Semana da Integração-Comunidade e Escola, uma vez que o período é computado no calendário letivo.

De acordo com a coordenadora geral da fase regional dos JEPs, Rejane München, a participação das instituições de ensino pública e privada, comparada ao ano anterior, não teve grande diferença, uma vez que apenas a delegação de Palotina, por sediar a fase macrorregional, não disputa a etapa regional, e os colégios estaduais da cidade-sede não terão representantes na competição.

Por sua vez, o diretor de Esportes do município, Neuri Weide, diz que este é apenas um dos primeiros grandes eventos esportivos que o município sedia, uma vez que o objetivo do Departamento de Esportes é oportunizar diversas competições para que os atletas possam participar maciçamente de atividades esportivas, além de ser uma maneira, também, de utilizar a estrutura que Santa Helena dispõe.

Os campeões avançam nos JEPs e disputam a fase macrorregional de 05 a 09 de junho, em Palotina. A segunda etapa da fase regional, que congrega os municípios que compõem o NRE de Foz de Iguaçu, acontece entre os dias 20 e 26 de maio, em Itaipulândia.

A fase regional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria do Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal.


Jaqueline Galvão
(45) 3254 1842
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.