JEPs - Bom de Bola

Notícia Destaque

27/04/2013

Abertura Oficial dos Jogos Escolares movimenta 14 cidades paranaenses

Começou nesta sexta-feira a edição de número 60 dos Jogos Escolares do Paraná. O maior eventos esportivo escolar da América Latina congrega em todas as suas fases mais de 100 mil alunos, que por alguns dias tornam-se atletas, defendendo suas escolas e colégios e municípios na fase regional dos JEP's.

Festa e muita animação marcaram a abertura oficial dos JEP's nas 14 cidades que recebem nesta primeira data a fase regional da competição.

Cambé

Mais uma vez , a terceira nos últimos 3 anos, o ginásio de esportes João de Deus Almeida, em Cambé, sediou a abertura de uma etapa da fse regional dos Jogos Escolares do Paraná, este ano, em sua edição de número 60. A agradável noite desta sexta-feira serviu para receber um bom púbico que compareceu ao tradicional ginásio de esportes cambenses para ver os futuros atletas paranaenses.

Capanema

A administração municipal de Capanema organizou uma festa bonita para a abertura da fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), nesta sexta-feira, dia 26, no ginásio Arnaldo Busato. Estima-se que mais de duas mil pessoas prestigiaram a solenidade que deu início às competições entre os municípios do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão.

Depois da apresentação dos 1.791 atletas das sete modalidades em disputa, houve show pirotécnico e um clipe mostrando as potencialidades de Capanema. Em seguida, a organização passou um vídeo no telão que mostrava os alunos dos oito estabelecimentos de ensino do município sede conduzindo a pira olímpica, que chegou no ginásio conduzida pela aluna Ana Maria Cardinal, destaque do handebol de Capanema. Por fim, o aluno Igor Machado fez o juramento dos atletas.

Castro

Aconteceu na noite desta sexta-feira (26), no Ginásio de Esportes Douglas Pereira, a abertura oficial da fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) divisão A e B, em Castro, na região dos Campos Gerais. Essa etapa da fase regional dos JEPs reúne mais de 37 escolas de oito municípios com um total de 1050 participantes entre atletas, comissão técnica, dirigentes, árbitros e o pessoal da organização. Prestigiaram a festa de abertura mais de mil pessoas no Ginásio de Esportes Douglas Pereira. A festa de abertura contou com a apresentação da Fanfarra Municipal de Castro e do Grupo de Dança de Castro, que faz parte do Projeto “Dança Castro” que conta com crianças de sete a 17 anos.

Cianorte

Cianorte - conhecida nacionalmente como capital do vestuário - é um dos 14 municípios sedes da primeira etapa da fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Na noite de sexta-feira (26.04) mais de mil pessoas estiveram presentes no ginásio de esportes Tancredo Neves para abertura oficial do evento. Entre os dias 27 de abril a 02 de maio cerca de 980 alunos de 33 instituições de ensino de 12 municípios da região competem em busca de vagas à fase macrorregional dos JEPs.

Cornélio Procópio

Cornélio Procópio, município sede da fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) abriu oficialmente nesta sexta-feira, dia 26, o evento esportivo escolar que promete movimentar toda a comunidade da região nos próximos sete dias. A cerimônia de abertura contou com o tradicional desfile dos atletas e também da equipe de arbitragem.

Ivaiporã

Aconteceu na noite de sexta-feira (26/04) no Ginásio Luizão, em Ivaiporã, a cerimônia de abertura da fase regional do 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O evento contou com o prestigio da comunidade e teve presença de autoridades locais e regionais, como o vice-prefeito Adail Rother Junior; chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Sara Regina Rodrigues e do chefe da 12ª Regional da Secretaria de Estado do Esporte, Hilton César Carvalho.


A competição contará a participação dos municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e a anfitriã Ivaiporã, totalizando aproximadamente 1600 atletas de 203 equipes nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez nas classes A (15 a 17) e B (12 a 14 anos).

Marialva

A 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), regional de Maringá, teve seu início nesta sexta-feira (26) em Marialva. O cerimonial de abertura lotou o Ginásio de Esportes José Gomes Colhado, também conhecido como Zicão. O evento contou com a presença do prefeito de Marialva, Edgar Silvestre (Deca), da vice-prefeita Antonieta Belinatti Perez, do secretário de esportes do município, Marco Aurélio Ruiz Dolce e de autoridades da região. Também estiveram presentes a assistente técnica do Núcleo Regional de Maringá, Marlene Mocchi e a diretora regional dos JEPs, Elildisceia Fiaux. A solenidade foi seguida por apresentações de dança e de música.

Querência do Norte

Pela primeira vez, Querência do Norte sedia a Fase Regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs) e o reflexo imediato disto se viu na solenidade de abertura na noite de sexta-feira, quando mais de 3 mil pessoas foram ao Estádio Municipal Paulo Konrath recepcionar os atletas de 11 municípios.

Rebouças

Comunidade integrada vivendo o esporte a cada momento. Assim promete ser a semana da população do município de Rebouças, uma das 14 cidades que estão recebendo a fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Na noite desta sexta-feira, dia 26, a abertura oficial do evento realizado pela Secretaria do Esporte em Rebouças reuniu autoridades municipais e lotou o Ginásio Camilão, no centro da cidade.


Cerca de mil pessoas prestigiaram a cerimônia, que contou com a presença do prefeito anfitrião Claudemir Herthel, do prefeito de Rio Azul, Silvio Girardi, e do edil de Mallet, Rogério Almeida, além de vereadores e secretários municipais de esportes da região centro-sul do Paraná. Representando o secretário estadual do esporte, Evandro Roman, esteve o coordenador da regional do esporte de Irati, Walmor Antunes.

Ribeirão do Pinhal

No dia 26 de abril de 2013, as 19:30 horas no Ginásio de esportes Marcionílio Reis Serra – Tigrão, teve inicio a cerimônia de abertura oficial do 60º jogos escolares do Paraná –JEPs -Fase regional – Ribeirão do Pinhal Pr., com a participação de 41 estabelecimentos de ensino, pertencentes a 12 municípios que compõe o NRE de jacarezinho, assim relacionados : os municípios de Abatia, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora,, Jundiaí do Sul, Quatiguá , Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal.

Santa Helena

Ginásio Municipal de Esportes lotado, as quinze cidades e suas escolas com seus alunos desfilando, o acendimento da pira olímpica e a orquestra sinfônica de Acordeon, fizeram a noite de Santa Helena, brilhar tanto quanto a lua cheia que iluminava a cidade. Uma festa bonita, muito organizada que abriu com chave de ouro a 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná - Jeps.


A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, destaque para o prefeito do município Jucerlei Sotoriva, o deputado estadual Elio Lino Rusch, a coordenadora geral da fase regional dos jogos Rejane Munchen, o secretário de Esportes do Paraná Evandro Rogério Roman, foi representado na solenidade pelo coordenador técnico da fase regional dos jogos escolares Mauro João Cachel, entre outras.

Sengés

Mais de 1,5 mil pessoas acompanharam a cerimônia de abertura da fase regional dos 60º Jogos Escolares do Paraná (Jeps), nesta sexta-feira (26/04), em Sengés. O município com mais de dezoito mil habitantes é localizado na região Norte do Estado e recebe de 26 de abril a 02 de maio cerca de 700 atletas das categorias “A e B” com idades de 12 a 17 anos. O Ginásio de Esportes Municipal foi palco para o desfile das delegações, correspondestes ao Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz. A noite foi marcada por apresentações artísticas, pelo juramento dos atletas e também pelo acendimento da pira olímpica.


O objetivo dos jogos é promover a integração sociodesportiva entre os municípios, propiciar o desenvolvimento integral do cidadão paranaense como ser social, autônomo, democrático e participante. A cerimônia reuniu delegações de sete municípios da região: Arapoti, Jaguariaíva, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz e Sengés.

Ubiratã

Aproximadamente mil pessoas compareceram na noite desta sexta-feira (26) no Ginásio Municipal Tomaz Izidro de Lima, em Ubiratã, na abertura da fase regional do 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). O evento esportivo promovido pela Secretaria de Estado do Esporte em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Goioerê e Prefeitura Municipal registrou um dado importante. O aumento de estudantes competindo no evento esportivo.

Vera Cruz do Oeste

As delegações das 44 escolas (37 regulares e 7 especiais) começam a disputa da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná em Vera Cruz do Oeste. Antes do início da competição, a coordenação técnica divulgou alguns dos números que mostram alto índice de participação.

Serão 1800 participantes na fase regional, com o trabalho de 42 árbitros e mais 10 pessoas envolvidas da CCO. Todos estão alojados em sete colégios e na Casa da Família Rural.

Das modalidades em disputa, o futsal tem a maior participação e terá um total de 49 jogos na 1ª fase. Já o vôlei terá 18 partidas e o handebol com 12, além dos jogos de tênis de mesa e xadrez, e as provas do atletismo para atletas com deficiência.

JEPs

A partir deste sábado (27.04) a disputa começa pra valer. Mais de 22 mil alunos de 660 instituições de ensino municipais, estaduais, federais e privadas entram em quadra para lutar pela vaga de campeão que lhes garante na fase macrorregional.


Na fase regional são disputadas apenas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol , handebol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. As disputas acontecem entre os alunos regulares e com deficiência, que competem no atletismo e futsal. Na fase final, por exemplo, que neste ano vai acontecer nos meses de julho e agosto, são mais de quinze modalidades em disputa. Desde o ano passado a fase final dos JEPs acontece nos mesmos moldes dos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares), que congrega num primeiro momento os alunos de 12 a 14 anos e, depois, noutra data, os alunos de 15 a 17 anos.


A forma de disputa dos JEPs acontece da seguinte forma: primeiro é disputada a fase regional onde as equipes campeãs das modalidades coletivas e os primeiro e segundo colocados das individuais avançam para a fase macrorregional, que neste ano vai acontecer entre 5 e 9 de junho. Após a macro, os campeões e vice-campeões das modalidades coletivas e individuais avançam para disputar a fase final. Em 2013 a disputa da fase final para alunos de 12 a 14 anos vai acontecer em Guarapuava. Já a decisão para os alunos de 15 a 17 anos ainda não tem sede definida.



COM/SEES
Jandrey Vicentin

Colaboração: Zé Roberto Alves, Marcus Vinícius Schroeder, Ozires Nadal, Sergio Ferreira, Josiane Schmidt, Adolfo Pegoraro , Rafael da Luz , Diego Pereira , Antonelo Nadal , Tieme Abe , Benedito Praxedes, Hortência Franco , Jean Ceccon , Vinicius Moraes , Willian Bilches , Jairo Gomes
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.