JEPs - Bom de Bola

Tênis de Mesa

10/08/2013

Mesatenistas beltronenses levam primeiras medalhas de ouro

h
Marcio, Roseli, Roberto e Dione (TOP 16)

Começou neste sábado (10), as partidas de tênis de mesa da fase final dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), classe A (de 15 a 17 anos), em Foz do Iguaçu. Já foram entregues as primeiras medalhas de ouro para alunos com deficiência (ACD). 

Francisco Beltrão, cidade do sudoeste do Estado, se tornou celeiro e exemplo na modalidade. Das cinco categorias que foram premiadas, três são para a APAE Francisco Beltrão. Nas partidas de duplas, que foram realizadas em pontos corridos, a dupla beltronense formada por Roberto Cabral e Dione Ferreira, conquistou mais um título para o histórico que eles já possuem. 

Pela categoria feminino, a mesatenista Roseli Antunes de Oliveira conquistou o ouro na competição. Resultado que o atleta também beltronense, Marcio Carvalho, obteve. Todos acumularam 14 pontos corridos. 

“Essa experiência auxilia no crescimento deles enquanto alunos e cidadãos”, acentua o técnico Robson Barszcz. Ele avalia o impacto dos JEPs na vida dos atletas. “Eu vejo que a parte mais importante é o desenvolvimento cultural que o JEPs provocam na vida deles”, destaca. 

TOP 16
Dione Ferreira integra o programa Talento Olímpico 2016, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte. “É muito gratificante conquistar o ouro. Este é o resultado das cerca de nove horas que temos de treinamento”, comemora o atleta. 

No ano passado, Dione foi campeão do campeonato Brasileiro de duplas e vice-campeão nos Jogos Escolares, na categoria individual. Mas ele foi mais longe. O mesatenista conquistou a medalha de bronze nas Paraolimpíadas Escolares de 2012, disputadas em São Paulo. “Dessa vez vou para conquistar o primeiro lugar do pódio”, diz. 

Pela tarde, Dione disputa as partidas classificatórias para à final da categoria individual. As competições do tênis de mesa seguem no domingo (11), com as finais do torneio de duplas, que disputam as medalhas de ouro, pelo regular. 

Para o ACD, a oportunidade além de conquistar o ouro, é de competir nas Paraolimpíadas, que serão realizadas na cidade de São Paulo, de 25 de novembro a 1 de dezembro.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado do Paraná, através das Secretarias da Educação e do Esporte, em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte. 

Confira primeiros campeões:

Dupla DI (Deficiência Intelectual) masculino: 
1º Roberto Cabral e Dione Ferreira - E Francisco Beltrão
2º João de Souza e Nivaldo Vicente - E. Perigot de Souza - Marialva
3º Marcio dos Santos e José Germisson - E. Professora Tereza Furigo - Chopinzinho

Dupla DI feminino:
1º Marlene Presasniuk e Cristina da Motta - E. Espaço e Vida - Prudentópolis
2º Iliane Faust - E. Francisco Beltrão - Francisco Beltrão

Individual feminino Síndrome Down (SD):
1º Roseli Antunes de Oliveira - E. Francisco Beltrão
2º Luciana Casagrande - E. Aludino Fedeff - Santa Isabel do Oeste

Individual masculino SD:
1º Marcio Carvalho da Silva - E. Francisco Beltrão
2º Everton Rodrigues - E. Rafael de Oliveira - Guaraci

Individual maculino (Deficiência Física) DF:
1º Ricardo Carneiro - C. Moizes Lupion - Antonina
2º  Davi Henrique Dias - E. Maria de Nazaré - Jacarezinho
3º Antonio Scopel - E. Tereza Furigo - Chopinzinho


COM/SEES
William Bilches
jepswilliam1@hotmail.com
comunicação@sees.pr.gov.br
(41) 3361-7736/7713
(43)9172-5529
facebook.com/SecretariaEsporteParana
flickr.com/photos/secretariadoesportepr

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.